sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Fica Dica - Como gerar estatísticas de uso da sua aplicação desktop com Google Analytics e Java Swing

Saber o que o usuário mais usa ou saber aquilo que ele não faz uso no sistema é fundamental para sua evolução, pois muitas vezes trabalhamos na evolução de funcionalidades que o usuário sequer abre. Esse conhecimento permite melhorar a experiência do usuário com o sistema e assim fideliza-lo.

Uma das ferramentas mais utilizadas para gerar estatísticas de uso do sistema é o Google AnalyticsMuito utilizada em aplicações web ou até mesmo em sites estáticos, ela gera automaticamente diversas estatísticas de uso de aplicações, como o que foi visualizado, local do usuário e até mesmo o número de usuários ativos no momento. Contudo nem tudo são flores, essa ferramenta está disponível apenas para utilização na web, como já foi dito, e para aplicativos Android e IOS. 

Então como ficam as aplicações desktop? Ai está a dica, pesquisando encontrei a biblioteca java JGoogleAnalyticsTracker que permite a utilização do Google Analytics de maneira extremamente simples. Bom então como fazer isso?
Primeiro temos que criar uma conta, para isso vá para o site: http://www.google.com/analytics/ e faça o login utilizando sua conta do Google. Será exibida a tela representada pela Figura 1. Clique então no botão inscreva-se.

Figura 01

Na tela que abrir digite as informações solicitadas, no campo URL do website, entre com a URL do site do seu aplicativo ou empresa, caso não tenha um digite algo como "www.teste.com.br" (sem as aspas, claro). Clique no botão "Obter ID de acompanhamento" e na sequência concorde com os termos de licenciamento. Na página que abrir selecione a ID de acompanhamento, conforme a Figura 2. Caso você tenha já tenha um cadastro no Google Analytics e não queira misturar as informações do seu Web site/aplicação Android/aplicação IOS, crie uma nova conta para sua aplicação Desktop.

Figura 02

Concluído o cadastro no Google Analytics é necessário baixar o JGoogleAnalyticsTracker, caso utilize o Maven, adicione as dependências conforme a Listagem 1, se não você pode baixa-lo aqui e importa-lo para sua aplicação.  Após baixa-lo, para mapear as telas de sua aplicação, crie um tracker, conforme a Listagem 2, depois é só adiciona-lo a sua aplicação e chamar o método trackPageView, (Listagem 3). O primeiro parâmetro do método é obrigatório e indica qual "pagina" foi chamada, no caso eu coloco o nome classe que chamou o método (normalmente um JInternalFrame ou JDialog), mas é possível colocar qualquer identificador único. É com base nele que o Google Analytics vai identificar qual foi a janela chamada. O segundo parâmetro identifica o "título da pagina", no caso  eu atribuo o título das janelas ou diálogos chamados. 

Após adicionar as chamadas as funções, carregue a aplicação e navegue entre as janelas, dentro de 24 horas suas estatísticas serão compiladas. Também é possível acompanhar a utilização em em tempo real, conforme a Figura 3. 

Uma forma de adicionar o tracker em todas as paginas é criando um Singleton, conforme a Listagem 4, depois é só chama-lo. 

Pronto, agora é só verificar as estatísticas de uso da sua aplicação para melhorar a experiência do usuário!!!

Listagem 1:

Listagem 2:

Listagem 3:

Figura 03

Listagem 4:

Nenhum comentário:

Postar um comentário