quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Conversa de Bar

Alguns anos atrás, pela época do lançamento do ProUni, estava em um bar conversando com um amigo sobre a educação superior no Brasil e ele argumentou que o sistema de cotas e o ProUni acarretariam em uma grande evasão no ensino superior porque os alunos beneficiados com essas políticas não teriam capacidade conseguir acompanhar os outros alunos devido a falta de qualidade do ensino básico e médio a que tiveram acesso.
No momento argumentei que achava difícil isso acontecer, até por que trabalhava com uma pessoa que fora beneficiada pelo ProUni e ela era um aluno e profissional excepcional, mas na época não possuía outros argumentos para rebater sua opinião.
Hoje lendo um site de noticias, tenho a grata satisfação de ver que uma aluna contemplada com o ProUni foi laureada no Curso de Direito da PUC-RS.
Isso demonstra que esse meu amigo estava errado? Talvez não! Não tenho dados estatísticos ainda para provar isto, mas usando outros dados acredito que sim.
No Brasil, conforme estudo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão vinculado à Presidência da República, em 2004 somente 53,5% dos brasileiros que haviam entrado no ensino básico o concluíram neste ano. Já, conforme o IBGE, em 2009 apenas 37% dos jovens de 18 a 24 anos que entravam no mercado haviam concluído o ensino médio! Isso quer dizer que de cada 100 brasileiros que iniciam seus estudos apenas 20(19,8) concluem o ensino médio e podem fazer um curso superior!
Considerando o fato que provavelmente a imensa maioria dessas 20 pessoas pertencem a classes mais abastadas da população que teve a chance de estudar a vida toda em escola particular tendo melhores condições de fazer um curso superior, diria que o restante são lutadores por natureza que apesar de todos os obstáculos enfrentados conseguiram concluir seus estudos estando prontos para entrar em um curso superior sim. Mesmo tendo tido uma educação deficiente, como batalhadores que são, irão superar mais esse desafio e obter seu diploma universitário.
Isso me faz acreditar que essas políticas governamentais de acesso ao ensino superior no Brasil são corretas. Não estou dizendo que concordo com o partido A ou B, somente que as políticas de acessos que permitem aos menos favorecidos terem acesso a uma faculdade são corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário